Your world of Wpdance.com, Wpdance.com by WpDance

Home » Arquitetura » Conheça as principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça as principais obras de Oscar Niemeyer

Mauricio dez 06,2012 0 Comments

24 Flares Twitter 0 Facebook 24 Pin It Share 0 Google+ 0 LinkedIn 0 StumbleUpon 0 24 Flares ×

O arquiteto Oscar Niemeyer, ícone da arquitetura moderna e um dos brasileiros mais reconhecidos no mundo, morreu nesta quarta-feira (5), aos 104 anos. Niemeyer foi um dos principais expoentes da arquitetura moderna e projetou o Brasil internacionalmente. Suas obras… prédios públicos e privados, monumentos, esculturas e igrejas,marcam a paisagem das principais cidades brasileiras e espalham-se por vários países do mundo, como Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Itália, Argélia, Israel e Cuba, entre outros.

Confira abaixo as principais obras de Oscar Niemeyer.
Fachada do Palácio Gustavo Campanema (construção 1937-1943), primeiro projeto importante do arquiteto Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro.

Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemeyer e com painéis de Cândido Portinari, na Pampulha, em Belo Horizonte. O conjunto foi idealizado em 1940.

Vista da Casa do Baile, em Belo Horizonte. Às margens da lagoa artificial, a construção integra o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, construído na década de 1940, quando o prefeito da cidade era Juscelino Kubitscheck. Inaugurada em 1943, a Casa do Baile funcionou até 1948. Passou por uma reforma geral e foi reinaugurada em dezembro de 2002.

Pessoas passam junto à fachada do edifício onde funcionou o Banco Boa Vista, no centro do Rio. O prédio, que foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1946.

A Casa das Canoas (1951-1953), no Rio de Janeiro (RJ), foi projetada por Oscar Niemeyer para ser sua residência em São Conrado. No local ocorreu a comemoração do centenário do arquiteto, em 2007.

Conjunto de rampas da Bienal, no parque do Ibirapuera, em São Paulo. O prédio foi projetado por Niemeyer em 1951.

Local de diversas exposições, a Oca fica no parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Projetado em 1951, o edifício Copan é um dos símbolos da cidade de São Paulo e um dos maiores prédios residenciais da América Latina, com cerca de 5.000 moradores.

Parte externa da Catedral Metropolitana de Brasília, projetada por Oscar Niemeyer em 1958.

Prédio do Museu Nacional de Brasília, desenhado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 2006.

Esplanada dos Ministérios, um dos conjuntos arquitetônicos de Oscar Niemeyer.

O Palácio da Alvorada, residência oficial dos presidentes brasileiros, também foi projetado pelo arquiteto, em 1957.

Niemeyer projetou o Congresso Nacional em 1958, durante a construção de Brasília.

Estátua simbolizando a Justiça fica em frente à sede do Supremo Tribunal Federal, na praça dos Três Poderes, em Brasília. Tudo foi projetado por Niemeyer.

O Palácio do Planalto é a sede da Presidência da República projetada por Niemeyer durante a construção de Brasília.

Fachada iluminada do Palácio Itamaraty, sede do Ministério da Relações Exteriores projetada por Niemeyer.

Uma coluna de 28 metros sustenta uma estátua do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, feita por Honório Peçanha, do lado de fora do Memorial JK, inaugurado em 1981 e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1980, em Brasília.

Passarela Professor Darcy Ribeiro, também conhecida como Passarela do Samba, Marquês de Sapucaí ou Sambódromo do Rio de Janeiro, foi projetada por Niemeyer em 1983.

Projetado em 1987, o Memorial da América Latina fica localizado próxima a estação de metrô Palmeiras Barra Funda, em São Paulo.

Concebido em 1991, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói (RJ) foi inaugurado em 1996, com uma vista panorâmica para o Rio de Janeiro.

Projetado por Niemeyer em 1999, o Auditório do Ibirapuera fica no parque do Ibirapuera, em São Paulo.

O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, foi projetado em 2001.

A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG), inaugurada em 2010, é a nova sede oficial do Governo do Estado de Minas Gerais. O complexo tem mais de 270 mil metros quadrados de área construída.

A passarela para pedestres na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ), foi inaugurada em 2010. A obra possui 60 metros de extensão e liga a favela ao bairro de São Conrado.

O Centro Niemeyer foi inaugurado na cidade de Avilés, na Espanha, no aniversário de 103 anos do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

Prédio da Estação Ciência, em João Pessoa (PB), que foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer na famosa ponta leste do Brasil.

 

O Auditório de Ravello, na Itália, projetado por Oscar Niemeyer em 2000, foi inaugurado em 2009. No exterior, o arquiteto ainda fez a Serpentine Gallery Pavillion, no Reino Unido (2003); o Centro Cultural Principado de Astúrias, na Espanha (2006); o Centro Cultural em Valparaíso, no Chile (2007); a Universidade de Ciências e Informática, em Cuba (2007); e o Puerto de la Musica, na Argentina (2008).

Site do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
http://www.niemeyer.org.br/

Incoming search terms:

  • obras de oscar niemeyer
  • oscar niemeyer obras
  • obras oscar niemeyer
  • edificio projetado oscar niemayer en brasilia
  • yhs-fh_lsonsw
  • principais obras de oscar niemeyer de 1940
  • oscar niemeyer principais obras
  • obras de oscar niemeyer no exterior
  • principais obras de oscar niemeyer
  • biografia de oscar niema
24 Flares Twitter 0 Facebook 24 Pin It Share 0 Google+ 0 LinkedIn 0 StumbleUpon 0 24 Flares ×

Comente pelo Facebook

comments

Add To TwiiterRetweet This Post item information on FacebookShare This Stumble ThisStumbleUpon This Digg ThisDigg This Add To Del.icio.usBookmark This

About The Author

Comments are closed.

24 Flares Twitter 0 Facebook 24 Pin It Share 0 Google+ 0 LinkedIn 0 StumbleUpon 0 24 Flares ×