Hair Love”, levou para casa a estatueta de melhor curta-metragem de animação no Oscar 2020.
“Hair Love” é um curta-metragem estadunidense de apenas 6 minutos e 47 segundos de duração e foi escrito, produzido e dirigido por Matthew A. Cherry.
O curta segue a história de um homem que deve pentear os cabelos de sua filha pela primeira vez.
O filme foi produzido após uma campanha do Kickstarter de 2017 e também foi lançado como livro infantil em maio de 2019, com ilustrações de Vashti Harrison.
A escolha da produção bate de frente com a falta de diversidade entre os indicados: apenas uma atriz negra foi nomeada, Cynthia Erivo, pelo filme Harriet.
Ao aceitar o prêmio, o diretor Matthew A. Cherry garantiu:
“Queremos normalizar o cabelo das pessoas negras”, que é apenas um dos temas do curta, já que também aborda a questão da paternidade retratada do ponto de vista do pai de uma menina.”
“Foi um trabalho feito com muito amor. Porque acreditamos que a representatividade importa. Principalmente nos desenhos animados, que geralmente são nosso primeiro contato com o mundo dos filmes.” Disse Karen Rupert Toliver em seu discurso ao receber a estatueta do Oscar.
Confira o curta abaixo:
Vale lembrar que O filme sul-coreano Parasita foi o grande vencedor da edição do Oscar deste ano, se tornando o primeiro longa não falado em inglês a ganhar a estatueta de melhor filme.