Vivemos o pior dia da pandemia no Brasil. Morreram hoje 1.840 pessoas vitimadas pela Covid-19. Os hospitais e UTI’s operam a 95% de sua capacidade total.
Por conta disso, hoje o Governador João Doria anunciou que São Paulo entrará na fase vermelha da quarentena (a mais restritiva) a partir de sábado (06/03), pelos próximos 14 dias. Apenas os serviços essenciais poderão funcionar.
É natural que, depois de um ano, tenhamos relaxado com as medidas de isolamento e nos permitido mais socializar, mesmo que com responsabilidade. Somos um ser social. Precisamos sair. Nem que seja para ver o sol. Ou pra pegar a condução pro trabalho. Mas o momento é de tentar ficar em casa.
Precisamos também nos questionar: cadê a vacina? Por quê Bolsonaro não se preparou para tê-la agora?! No Congresso, parlamentares se mobilizam na tentativa de aprovar medidas que deem capacidade aos Estados e municípios de comprarem vacina de maneira independente, já que o Governo Federal não se programou.
Enquanto grande parte da população não estiver vacinada, as medidas restritivas e de higiene são as únicas maneiras de controle da pandemia: use máscara. Lave as mãos. Passe álcool gel. Evite colocar as mãos no rosto.
Até mesmo os negacionistas precisam entender que a economia – que eles dizem estar tão preocupados em recuperar e que teve em 2020 o PIB com a maior queda histórica desde 1990 – não irá retomar sem vacina e, enquanto ela não vem, só temos o isolamento social.
É momento de toda a sociedade fazer a sua parte e ajudar a passarmos por este desafio.
Sae puder, #FiqueEmCasa!