O artista de rua britânico Banksy publicou uma nova imagem em seu Instagram, em que mostra a bandeira dos Estados Unidos sendo incendiada por uma vela fazendo uma alusão ao um memorial com uma silhueta negra anônima.
A obra foi publicada no dia em que milhares de pessoas protestaram em Londres e outras cidades do mundo contra o assassinato de George Floyd, morto por um policial branco que o asfixiou ao pressionar o joelho contra seu pescoço por nove minutos sem se importar com protestos de pessoas que o alertaram que ele estava morrendo.
“No começo, pensei em calar a boca e ouvir as pessoas pretas sobre esse assunto. Mas por que eu faria isso? Não é problema deles. É meu.
Pessoas de cor estão sendo rejeitadas pelo sistema. O sistema branco. Como um cano quebrado inundando o apartamento das pessoas que moram no andar de baixo.
Esse sistema defeituoso está tornando sua vida uma miséria, mas não é seu trabalho consertá-lo. Eles não podem, ninguém os deixa entrar no apartamento no andar de cima.
Este é um problema branco. E se os brancos não consertarem, alguém terá que subir as escadas e chutar a porta.” escreveu Banksy.
O artista comparou o racismo a um cano quebrado que alaga o apartamento de baixo, e afirmou que os moradores têm o direito de arrombar o apartamento de cima para resolver o problema. Confira o post abaixo: