Lembra do Koo? Aquela rede social indiana que surgiu como um cometa no final de 2022, prometendo ser a nova queridinha do Brasil após o burburinho da compra do Twitter pelo Elon Musk? Pois é, parece que a aventura chegou ao fim…
Em um comunicado oficial mais triste que novela mexicana cancelada, os fundadores do Koo anunciaram que a plataforma vai fechar as portas. A culpa? Segundo os próprios, a falta de empresas dispostas a investir em um “negócio selvagem” como as redes sociais, onde o conteúdo dos usuários é imprevisível e a grana nem sempre rola fácil.
Apesar de ter recebido um dinheirinho bom (US$ 60 milhões!) de investidores grandões como Tiger Global e Accel, e até ter vencido um concurso de inovação do governo indiano, o Koo não conseguiu fisgar novos usuários com a mesma força que conquistou os brasileiros no final do ano passado.
Na época, muita gente migrou para o Koo com medo de ver o Twitter virar pó pelas mãos do Musk. Em apenas dois dias, a plataforma indiana bombou com mais de 1 milhão de downloads no Brasil. Até as marcas entraram na onda e usaram o Koo para fazer marketing.
Mas o encanto foi passageiro. O Koo não conseguiu se manter no radar dos usuários e, aos poucos, foi perdendo fôlego. A plataforma até tentou algumas caronas no sucesso do Twitter, como oferecer selos de verificação gratuitos e “Koopons” para trocar por produtos, mas nada foi suficiente para segurar a onda.
Assim, o Koo se despede, deixando saudades para quem curtiu a plataforma por um tempo. Para os fãs que ainda estão de luto, a única coisa que resta é guardar as lembranças e… quem sabe, tentar a sorte em outra rede social que surja por aí.