Após mais de um mês fora do ar, o X (anteriormente conhecido como Twitter) está liberado para voltar a funcionar no Brasil. A autorização veio nesta terça-feira (08), pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após a plataforma de Elon Musk cumprir todas as exigências judiciais impostas.
A recomendação para o desbloqueio partiu do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que afirmou não haver mais justificativas para manter a suspensão, uma vez que o X pagou as multas devidas e atendeu às outras exigências. O ministro Moraes acolheu a manifestação e determinou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a adotar as medidas necessárias para restabelecer o serviço.
Multas e Pendências Resolvidas
A suspensão do X ocorreu devido ao não cumprimento de ordens judiciais e ao atraso no pagamento de multas, que somaram R$ 28,6 milhões. Inicialmente, a plataforma tentou quitar o valor em uma conta incorreta, o que resultou na prorrogação do bloqueio. Somente após o pagamento ser transferido para a conta correta na Caixa Econômica Federal, o STF autorizou a liberação.
Além disso, o X já havia atendido outras exigências, como o bloqueio de perfis envolvidos em investigações e a nomeação de um representante legal no Brasil, conforme estipulado pela justiça.
Quando o X Volta a Funcionar?
Embora a decisão de Alexandre de Moraes permita o retorno imediato da plataforma, a reativação não ocorrerá automaticamente. A Anatel precisa notificar as mais de 20 mil operadoras de internet no Brasil, que, por sua vez, liberarão o acesso dos usuários ao X. Estima-se que o processo leve cerca de um dia para ser concluído, possibilitando que o acesso ao antigo Twitter seja restabelecido a partir desta quarta-feira (09).